domingo, 13 de maio de 2012

47 - A Canga

O pimentão recheado, acompanhado de molho de tomate, é o prato mais elogiado pelos clientes
Apesar de ser um estabelecimento pequeno e de suas instalações serem modestas, o restaurante A Canga é uma verdadeira legenda da culinária gaúcha. Os carros que estacionam diante do restaurante demonstram o alto nível econômico dos seus clientes. E, pelas placas, se vê que vem gente de longe para fazer suas refeições no restaurante.
A fama do restaurante pode ser mensurada pelo número de sites que o destacam na internet. Digitando A Canga no Google, pode se encontrar inúmeras referências ao restaurante. Quase todas elogiosas. A Canga é um lugar onde se come muito bem a preços módicos. Oferece uma comida que, de certo modo, é exótica, pois é o único restaurante no estado que se especializa em comida húngara. Mesmo exótica, a comida não é estranha. É bem aceita por qualquer um que a experimente.
A extrema simplicidade das instalações, que chegavam a ser precárias, nunca espantaram a freguesia. Mesmo a mais sofisticada. Ultimamente, as instalações foram reformadas e, da cozinha aos banheiros, melhoraram muito.
Um depoimento impressionante sobre A Canga pode ser lido no seguinte endereço:

http://capsaicina.wordpress.com/2007/11/12/a-canga-vulgo-pimentao/

Escrito já há alguns anos, o comentário está desatualizado com relação aos banheiros (que melhoraram muito) mas permanece atual quanto à comida, que não mudou nada.

No site Sabores do Sul, A Canga é um dos dois únicos restaurantes do Vale do Caí que foram referenciados. O outro é o Feijoada Grill, na cidade de Portão.