Gramado é um exemplo a ser seguido
A alta temporada da região de Gramado ocorre no inverno. Até a década de 1980, no verão, os turistas sumiam da cidade. Para driblar o baixo fluxo de visitantes nesta época, em 1986, o pai de Luciano Peccin, secretário municipal de turismo, sugeriu aos empresários e gestores locais a criação de um evento em dezembro, o Natal Luz, inspirado nos festival natalino da Disney que ele havia assistido em visita recente.E deu certo.
O público aumenta a cada ano até hoje. Atualmente, o Natal Luz não se resume mais a apenas uma orquestra tocando em um coreto. “São 17 atrações diferentes, que somam mais de 500 apresentações. O evento está na 25ª edição e é o maior do gênero do Brasil”, conta Peccin.Em 2009, recebeu um milhão de visitantes em 70 dias de atração. Mais de 60% dos visitantes eram de fora do estado. A hotelaria de Gramado, no ano passado, chegou a 82% de ocupação durante o Natal Luz, taxa maior do que no inverno.
Para realizar a última edição, foram R$ 12,3 milhões de investimentos, que geraram uma riqueza de R$ 370 milhões para o Estado.Gramado é hoje um destino estruturado graças à gestão local, que passa pelas mãos de todo o setor. “Não fique esperando que somente o atrativo turístico vá encher o seu hotel. Gramado foi uma visão de pessoas que acreditaram que o turismo poderia ser trabalhado. Plantamos flores, construímos lagos, fizemos eventos. Oferecemos mais que o inverno e hotéis”, diz o hoteleiro Felipe Peccin.
No Caí já existe o Natal no Coração e exemplos de pessoas que iluminam suas casas no natal com muito bom gosto. A prefeitura também faz isso. A praça fica linda quando iluminada. E a cidade tem o seu Trenzinho do Papai Noel.
Além disso está para ser desenvolvido um desfile de carnaval e há a Festa da Bergamota, que pode se tornar mais frequente ou até permanente, com atividades no Parque Centenário em todos os finais de semana.
Nenhum comentário:
Postar um comentário