Nova Iorque, cidade com muitos atributos, não dispensa a renda que consegue obter com o turismoNova Iorque, na sua área metropolitana, conta com 18 milhões de habitantes. E a cidade recebe, anualmente, 50 milhões de turistas. Praticamente o triplo da sua população. Não se trata de uma cidade turística, como Gramado, mas é uma cidade famosa e atraente, que sabe aproveitar bem o seu potencial turístico.
O Caí, que tem em torno de 15 mil habitantes (na área urbana) poderia fixar o objetivo de atrair 45 mil turistas por ano, como acontece em Nova Iorque.
Não é nada difícil, pois apenas num grande evento, como a Festa da Bergamota, seria possível atrair um público dessa grandeza.
Mas o mais interessante para a cidade é criar um fluxo contante de turistas. Como acontece em Nova Iorque, Paris, Gramado e outras cidades bem sucedidas com o turismo.
Para isso, o Parque Centenário deveria ser um local de festa permanente. Espacialmente aos domingos deveria haver sempre ali, bandinha, baile, o trenzinho alegrinho levando os turistas a passear pelas suas vias internas. O casal Bergamotinha teria de caminhar pelo parque. Artistas de rua fazerem apresentações. A gastronomia teria de funcionar fortemente dentro do Parque e em outros locais da cidade.
Para se criar este cenário, é necessário pouco investimento. O Caí já tem um belo parque, a cidade - comprovadamente - tem muitos atrativos e a estrutura já está montada. É impressionante a disponibilidade de bons prédios construídos ou adaptados especialmente para serem restaurantes (República, três Varianis, Fera River, A Canga, Nôno Alberto, Harmonia, Galert, Guarani ....) e outros que podem ser aproveitados como tal, caso haja demanda para tanto (Country Clube, clube da Terceira Idade no loteamento Laux, Tapirapé, Clube Rio da Mata)
Com esse recursos e a criação dos roteiros turísticos na cidade, que já está sendo iniciada, não será difícil atrair - e atender - uma média de 865 turistas por semana (52 semanas no ano x 865 perfazem os 45 mil turistas anuais, igulando o resultado obtido por Nova Yorque). Apenas 22 ônibus de excursionistas por semana (3 por dia) seriam suficientes para isso. E haveria o fluxo natural de turistas avulsos, que viriam com seus próprios carros e iniciativa para conhecer a cidade e desfrutar dos seus atrativos.
É uma meta pouco ambiciosa, que poderá ser alcançada facilmente em quatro anos. Ainda mais com o estímulo da Copa do Mundo de 2014. Até lá, inclusive, o Caí já deverá contar com bons hotéis e isto aumentará ainda mais as possibilidades de atrair turistas.
Melhor especificadas, as metas (bem modestas) poderiam ser as seguintes:
em 2010, 3 mil turistas: 57 por semana = 1 ônibus de excursão por semana, mais avulsos
em 2011, 6 mil turistas: 115 por semana = 2 ônibus de excursão por semana, mais avulsos
em 2012, 14 mil turistas: 269 por semana = 4 ônibus de excursão por semana, mais avulsos
em 2013, 25 mil turistas: 480 por semana = 8 ônibus de excursão por semana, mais avulsos
em 2014, 45 mil turistas: 865 por semana = 11 ônibus de excursão por semana, mais avulsos
Certamente, com um bom trabalho, se conseguirá mais.
Para começar superando as metas já em 2010, podemos estabelecer as seguintes metas mensais, para esse ano:
Agosto de 2010 - 1 city tour
Setembro de 2010 - 2 city tours
Outubro de 2010 - 3 city tours
Novembro de 2010 - 10 city tours (inclui excursões para o desfile do Natal no Coração)
Dezembro de 2010 - 20 city tours (inclui excursões para as noites de festa do Natal no Coração)