Clique sobre a foto para apreciar melhor
Quem vive no Vale do Caí dificilmente se apercebe de como essa região é bonita e rica.
Quem vive no Vale do Caí dificilmente se apercebe de como essa região é bonita e rica.
A extraordinária qualidade de vida e o grau incomparável do desenvolvimento humano na região (níveis de educação, saúde, seguranaça etc) levaram a prestigiada revista Veja a denominar o Vale do Caí como sendo o Vale da Felicidade.
Além disso, o Vale do Caí, mesmo estando situado entre grandes cidades (Caxias, Bento, Novo Hamburgo, Porto Alegre), preserva a natureza de forma extraordinária. Quem passa pelo Vale de avião, se admira de ver como o verde ocupa a quase totalidade dos espaços.
O rio Caí é margeado por luxuriante vegetação. Quem navega por ele tem a impressão de estar em plena selva, como se fosse a Amazônia ou a África. E no seu curso superior (acima de São Sebastião do Caí) serpenteia entre montanhas enormes. Tão altas que cai neve em algumas cidades da região (Salvador do Sul, São Pedro da Serra, Barão, Alto Feliz e Linha Nova), mesmo que raramente.
A cultura alemã, trazida pelos imigrantes e ainda muito preservada, dá aspecto pitoresco para o povo local e seus costumes. Na maior parte dos municípios da região, é muito comum as pessoas do povo falarem entre si usando o idioma de seus antepassados. A música, a culinária e os custumes apresentam fortes traços da cultura germânica.
Nenhum comentário:
Postar um comentário