sexta-feira, 30 de julho de 2010

24 - Primeiros passos

Com a criação do fluxo turístico, o Palácio de Vidro deverá ser aproveitado permanentemente, como local de exposições

O turismo tem o poder de mudar uma cidade. Quando o fluxo de visitantes aumenta a cidade se enfeita fica mais divertida. A prefeitura se empenha em embelezar a cidade para aumentar a atratividade dos turistas, que rendem empregos e impostos. Além disso, são criados pontos de visitação, como belvederes para a visualização de belas paisagens, passeios, museus, bares, restaurantes, caçadões etc.
Uma cidade como Gramado seria muito diferente se lá não houvesse a exploração do turismo.
No Caí, o turismo, de forma organizada, começará a ocorrer na próxima quinta-feira, dia 5, com a realização do primeiro city tour.
Este será apenas um pequeno passo. Um simples passeio, feito por caienses, que servirá de experiência para a formulação de um passeio capaz de ser oferecido aos visitantes.
Mesmo assim, pequenas mudanças começarão a acontecer na cidade por causa desse passeio e da perspectiva dele ser o início de uma atividade que venha a se tornar muito importante no futuro.
Um exemplo disso é o Palácio de Vidro, uma construção que existe há muitos anos no Parque Centenário e que tem sido utilizado apenas por ocasião da Festa da Bergamota.
Na quinta-feira, o local deverá estar aberto e será visitado pelos integrantes do primeiro city tour. Lá o conhecido fotógrafo Vilson Nunes da Silva (autor de boa parte das fotos desse blog) estará expondo objetos antigos, que eram usados pelos nossos antepassados. Grande conhecedor do assunto, Vilson vai acompanhar a visita, dando explicação sobre a utilidade e funcionamento dos objetos expostos. A idéia é de que, com o tempo, o Palácio de Vidro, passe a ser usado diariamente, ou ao menos nos fins de semana, abrigando exposições como esta.
Outras atrações deverão ser criadas no parque, de modo que ele ganhe movimentação permanente. Tanto nos dias úteis como nos finais de semana. O parque, que é magnífico, é um exemplo de coisa praticamente pronta para o turismo que o Caí já tem e só falta aproveitar.
O prédio é uma criação de Newton Schüller e foi cocebido para a exposição de flores.

Nenhum comentário:

Postar um comentário